De acordo com o Pew Internet & American Life Project, os adolescentes estão a perder o interesse na utilização dos Blogs. Baseados neste estudo, a BBC sugere que os adolescentes estão mais interessados em formas de escrita mais curtas, como os SMS.
No entanto, o psicólogo especializado na Internet, Graham Jones, afirma que existem algumas inconsistências neste estudo que não são óbvias à primeira vista: Por exemplo, segundo este psicólogo, existem estudos que revelam que os jovens não estão a aderir em massa ao Twitter; isto é contraditório com a afirmação de que os jovens querem utilizar formas de socialização "curtas" como os sms. Se assim fosse, o twitter estaria repleto - e não está.
Outra inconsistência é o facto do estudo mostrar que a proporção de adolescentes que utilizam os blogs ter caído de 24% para 15%. Ao mesmo tempo, os investigadores dizem que os utilizadores acima dos 30 anos aumentaram a utilização de blogs de 7 para 11%. Se olharmos para a ficha técnica do estudo, facilmente reparamos que existe uma margem de erro de 4%, o que significa que a utilização de blogs pelos adolescentes pode ter ficado praticamente na mesma, de 20 para 19% enquanto que na faixa etária acima dos 30 anos pode até ter descido!
Na verdade, e como sempre acontece, os títulos das notícias por si só dão-nos muitas vezes informação incorrecta (ou errada, se preferirem... :))
O facto de uma pessoa afirmar que não utiliza os blogs pode significar simplesmente que não tem um blog. Mas pode escrever no Facebook, no myspace ou noutras plataformas - e que no fundo, são blogs. "bloggar" não implica ter uma página no blogger ou no wordpress. E com isto conclui-se também que a forma como as perguntas são feitas têm implicações directas nas respostas que se obtêm.
É verdade que os investigadores têm o cuidado de deixar claras as limitações do estudo e divulgar todos os pormenores do mesmo e de como os resultados foram obtidos; a questão passa por transformar estes resultados que podem não ser assim tão precisos num título de notícia que, por si só, induz em erro. E este título pode até levar as pessoas a "rejeitarem" os blogs logo à partida.
O estudo mostra que "bloggar" está a perder popularidade, mas esqueceu-se de dizer que publicar e escrever online está mais popular do que nunca; não se faz "blogging", faz-se "Facebooking".
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