Esta actividade pretendia que, numa primeira fase, em grupos, analisássemos e resumissemos textos que têm a haver com a utilização de diferentes tipos de tecnologia no desenvolvimento da identidade na adolescência.
O meu grupo analisou o texto Stern, S. (2008). Producing Sites, Exploring Identities: Youth Online Authorship. In Youth, Identity, and Digital Media: 95-117.
Da leitura do trabalho dos outros grupo, retiro que as principais conclusões são idênticas: nas redes sociais constroem perfis que consideram ser o mais adequado ou agradável, mesmo que não seja real; têm o desejo de serem reconhecidos pelos amigos; o seu público representa um papel fundamental do seu desenvolvimento.
Dito de outra forma, esquecendo as especificidades de cada uma das ferramentas que os diversos trabalhos focaram – sites, blogs e redes sociais – as finalidades dos jovens que os utilizam são convergentes: validação e integração social, construção de um perfil que lhes permita essa aprovação, exercitar critérios de amizade e padrões de comportamento, autonomia e liberdade.
Foi bastante interessante esta análise e fez-me olhar para a importância com que os jovens vêm as redes sociais com outros olhos, permitindo-me perceber um pouco melhor o porquê de algumas das suas acções...
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