As novas tecnologias são para os jovens ferramentas que lhes permitem manifestar e viver a sua adolescência de acordo com as suas necessidades e características, despertando valores que estes sempre perseguiram: liberdade, independência e velocidade.
Os jovens que nasceram na era da tecnologia usufruem hoje, graças aos desenvolvimentos tecnológicos recentes, de uma mobilidade que antes não existia. O advento do wireless e o desenvolvimento de dispositivos portáteis como telemóveis e portáteis, veio transformar a rua como uma extensão do universo privado. Esta mobilidade resulta numa sensação de liberdade e percepção de que se tem o mundo na palma das mãos, o que faz, obrigatoriamente, com que a definição das suas próprias personalidades e identidades seja influenciada.
As novas tecnologias são verdadeiras ferramentas de afirmação autónoma dos jovens na sociedade, ainda que virtual. Possibilita-lhes exercitarem critérios de amizade e encontrar padrões de comportamento, ajudando-os a lidar com problemas típicos da adolescência como a identidade, personalidade, desejos e auto-expressão.
Os jovens de hoje desejam ser os protagonistas da sua própria história, e as novas tecnologias possibilitam-lhes formas de manifestação interactivas fundamentais para a construção da sua identidade.
este é mais um estudo, desta feita brasileiro, que mostra a relação dos jovens com a tecnologia.
0 comentários:
Enviar um comentário